Em tempos de crise: Tasker para evitar a compra de um novo smartphone.

Estamos em tempos de economizar, a economia no Brasil não anda lá estas coisas, e sim é um momento de aproveitar as oportunidades e gastar apenas o necessário.

Minha esposa deixou o celular dela cair, e advinha: as teclas voltar, menus e home deixaram de funcionar. Fica difícil manipular um celular sem a tecla voltar, pois é a mesma que fecha os aplicativos para que você possa ir para outro. Minha esposa ficou triste, eu disse a ela: calme o mundo não acabou e me lembrei do aplicativo que usava muito chamado tasker, encontrado na play store, instalei no celular dela, e fiz a seguinte configuração:

Criei um novo profile do tipo “Events”, selecionei a categoria “Sensor” e em sensor selecionei a opção “Shake”, lá tem algumas opções, escolhi uma e voltei pelo ícone de voltar a maioria dos aplicativos tem, em seguida abre uma janela para eu selecionar ou criar uma task “tarefa”, crie uma nova chamada “home”, pressionei o “+” para adicionar a ação, aparece as categorias, selecionei “App” e selecionei o app “Go Home”. Voltei a tela pelo ícone voltar, fui no ícone de menu, selecionei “Exit”, em seguida as opões: Cancel, Save First e Exit, escolhi “Save First”, e pronto! Agora ela só precisa sacudir o celular sempre que precisar sair de um aplicativo, e assim o celular fica ainda operante.

Espero que a dica possa salvar mais alguém.